Mercado de Trabalho

O campo de atuação do enfermeiro permite ao futuro profissional trabalhar na atenção e gestão em saúde. Outras possibilidades incluem a pesquisa e formação em saúde.

Na atenção em saúde, a assistência direta e indireta ao usuário garante ao enfermeiro desenvolver o cuidado ao paciente conforme as suas necessidades. Os serviços hospitalares e de atenção primária concentram a maioria das oportunidades de inserção no mercado de trabalho, em clínicas especializadas, centros de saúde, prontoatendimentos. Escolas e empresas de todos os setores também incluem, cada vez mais, o enfermeiro na sua força de trabalho.

A atuação profissional pode ser exercida em diversas especialidades, como pediatria, obstetrícia, neurologia, nefrologia, oncologia, intensivismo, urgência e emergência, nefrologia, dermatologia, geriatria, saúde do trabalhador, atenção básica, entre outras. Na gestão, a administração do setor de serviço de enfermagem costuma estar atrelada à assistência na maioria dos contextos.

O enfermeiro pode exercer a gerência de serviços de saúde e ser responsável técnico pelos serviços de enfermagem, além de ocupar cargos nas secretarias municipais de saúde e outros órgãos ligados a gestão, como também realizar auditorias técnicas em diferentes situações.

Na pesquisa, o enfermeiro pode desenvolver, implementar e coordenar projetos de pesquisa científica ligados a grupos ou centros de pesquisa de instituições de saúde ou áreas afins. Os resultados dessas investigações podem apresentar inúmeros subsídios para a melhoria da qualidade de vida e saúde de toda a população.

No ensino, o profissional pode desenvolver atividades teóricas e práticas em escolas de nível técnico, ministrar palestras e cursos para a comunidade a partir de propostas de promoção da saúde.

O mercado de trabalho tem exigido do enfermeiro sua inserção nos programas de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado) para consolidar a enfermagem como ciência e grupo profissional essencial à atenção, gestão, pesquisa e ensino na saúde.